50 anos de medicina: a história de Dr. Titi, um profissional de sensibilidade a flor da pele

O médico Francisco Nóbrega Gadelha Queiroga, carinhosamente conhecido por Dr. Titi, completa neste sábado (07), 50 anos de serviços prestados a medicina de Sousa e toda região do Sertão da Paraíba. Nasceu na Fazenda Tapera, município de Aparecida, na região de Sousa. Filho dos saudosos José Gadelha de Queiroga (Zé Honório) e Raimunda Nóbrega Gadelha. Cursou o ginásio no antigo Colégio 10 de julho em Sousa. Diplomado em 07 de dezembro 1969 pela FCMP-PE. Pós-graduado em Dermatologia pela UFPE.

Especialista em dermatologia, Dr. Titi foi fundador e presidiu durante seis anos a Sociedade Médica de Sousa, entidade fundada na década de 1970 e primeira Sociedade Médica do Sertão da Paraíba. Atuou como médico do Hospital Pronto Socorro do Recife de 1970 a 1971 e plantonista do Hospital Regional de Escada-PE. Chegou em Sousa em 1972, onde até hoje exerce a medicina clínica em dermatologia.

Leia mais: Prefeitura de Sousa é condenada a pagar R$ 500 mil à família de vítima fatal de choque elétrico

Dr. Titi trabalhou na Maternidade Lídia Meira, Hospital Pronto Socorro de Sousa, onde chegou a ocupar o cargo de diretor e no Hospital Regional de Sousa, onde também foi diretor. Coordenou em Cajazeiras por dez anos o Programa de Controle da Hanseníase. Exerceu durante 15 anos o cargo de Coordenador de Perícia Médica do INSS, com jurisdição em 27 municípios.

O profissional é sócio da Sociedade Brasileira de Dermatologia, desde 1982. ex-conselheiro do CRM-PB, entre 1976 a 1980. Atuou em diversas Prefeituras como Sousa, Cajazeiras, Santa Cruz, São João do Rio do Peixe, Vieirópolis, Marizópolis, Aparecida e José da Penha, no Rio Grande do Norte, como médico dermatologista. Atualmente, exerce diariamente pela manhã, a atividade de médico dermatologista em seu consultório no Centro da cidade de Sousa.

Imprensa

Em 1979, criou produziu e apresentou, semanalmente, na Rádio Progresso de Sousa, o programa Encontro Marcado, que foi ao ar até 1991. Em 2011 até 2016, criou, produziu e apresentou a segunda fase do Programa Encontro Marcado, na Rádio Líder FM, com duas horas de duração, aos sábados.

Francisco Nóbrega Gadelha também coordenou, junto com outros, a revista Letras do Sertão em sua última fase. Foi Presidente da Sociedade Esportiva Sousa, na época do então prefeito Sinval Gonçalves Ribeiro.

Atualmente, produz juntamente com Emanuel A. Sarmento e apresenta no Centro Cultural Banco do Nordeste (CBNB) a segunda temporada do Áudio Club (nove apresentações), programa criado em 2016 com 08 espetáculos.

Politica

Dr. Titi fundou com outros companheiros, em Sousa, em 1980, o Partido dos Trabalhadores, aonde permanece filiado. Exerceu, no primeiro mandato do saudoso prefeito Salomão Gadelha, o cargo de Secretário Municipal de Saúde, onde implementou a criação do Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e fomentou a criação da Policlínica. Recepcionou o estadista Luiz Inácio Lula da Silva quando de sua visita a Sousa.

Candidato em 1982 a Deputado Federal pelo PT e a Deputado Estadual em 1986, também pelo PT obtendo 2.161 votos. Promoveu em 10 de Julho de 1998, juntamente com a Escola Agrotécnica Federal de Sousa (atual IFPB) o I Recital de Canto Lírico e Piano de Sousa.

Um homem culto

Dr. Titi tem tido ao longo da vida uma conduta ético-profissional ilibada. Um exemplo de vida nos aspetos profissional e pessoal. É uma das figuras mais singulares da geografia humana de Sousa e região. Profissional competente, homem de inteligência aguçada, espírito curioso, irreverente, amante da medicina, da política, boa música, do rádio e de bons livros. Sua biblioteca conta com um acervo de 2.156 livros. Seus autores prediletos são Manoel Bandeira, Fernando Pessoa, Thomas Mann, William Shakespeare, dentre outros. Homem de esquerda. Começou sua formação política no Movimento Estudantil em Recife contra a Ditadura Militar.

Leia também:

Homem assassinado a tiros e popular atingido por bala perdida na cidade de Sousa, Sertão da PB

VÍDEO! “Quem casa, quer casa”: noivos de Sousa inovam ao promoverem chá de material de construção

VÍDEO! O abandono da Alameda da Esperança e do Portal de Sousa. “É o retrato da atual gestão”, diz vereadora

Com informações de Abdias Duque de Abrantes, jornalista, advogado e servidor público