Acusado de engravidar portadora de deficiência mental em Sousa tem recurso negado pelo TJPB

A Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Paraíba negou provimento ao recurso interposto pela defesa de Everaldo Marques Quirino, residente na cidade de Marizópolis, Sertão paraibano, que foi condenado pelo juiz José Normando Fernandes, da 6ª Vara da Comarca de Sousa, a uma pena de oito anos de reclusão pela prática do crime previsto no artigo 217-A, § 1º, do Código Penal (estupro de vulnerável). Ele é acusado de praticar conjunção carnal com uma mulher, portadora de deficiência mental (autismo), da qual resultou em gravidez. Clique AQUI e confira a sentença de primeiro grau!

O relator do processo nº 0004908-75.2014.815.0371 foi o desembargador Joás de Brito Pereira Filho. Em seu voto, ele afirmou que não há como acolher a tese de absolvição por insuficiência de provas, uma vez que o conjunto probatório é contundente em reconhecer a existência do delito e o réu como seu autor. “Na hipótese, as provas produzidas no presente feito, declarações da ofendida em harmonia com depoimentos testemunhais e laudos periciais, evidenciam o recorrente como praticante do crime previsto no artigo 217-A, § 1º, do CP”, destacou.

Consta nos autos do inquérito policial que o acusado residia nas proximidades da casa da vítima, que trabalhava como doméstica na sua casa, recebendo em pagamento pelos serviços prestados, algumas utilidades, como calcinhas, sutiãs e perfumes. Aproveitando-se desta proximidade, constrangeu a vítima a com ele ter relações sexuais, sem que ela possuísse o necessário discernimento para a prática do referido ato. Conforme o que foi apurado, a vítima fora obrigada a manter relações sexuais com o acusado pelo menos duas vezes, em datas próximas, sendo ameaçada de morte em caso de recusa. Os fatos aconteceram em setembro de 2013.

Leia mais: Justiça mantém pena de 12 anos de prisão de policial militar condenado por estupro de vulnerável em Sousa 

Destas relações sexuais resultou uma gravidez, que só veio a ser descoberta pela mãe da vítima após vários mal-estares sentidos pela filha. Realizados os exames médicos, foi constatada a gravidez da deficiente, que veio a dar à luz seu filho resultante do estupro.

Ao recorrer da sentença, o réu sustentou a tese de que houve o consentimento da vítima e que a mesma não era mais virgem, pugnando pela sua absolvição. Na análise do caso, o relator do recurso, desembargador Joás de Brito, observou que a decisão questionada não merece reparo, inclusive em relação à pena aplicada, tendo em vista que o juiz sentenciante atendeu à boa técnica na análise das circunstâncias judiciais do artigo 59 do Código Penal, bem como nas demais fases da dosimetria penal.

Desta decisão cabe recurso.

Leia também:

Oportunidade: UNIPRO oferece mais de 20 cursos para jovens de Sousa e região

Bandidos detonam banco e tocam fogo em carro durante a fuga em São João do Rio do Peixe

Prefeitura sertaneja abre inscrições para concurso com 41 vagas e salários de até R$ 3 mil

TJPB