Carta de Marizópolis: municípios criam Fórum de Desenvolvimento para promover crescimento regional e geração de emprego

A criação de um Fórum Permanente de Desenvolvimento da região – “Projeto Intersecção”, envolvendo as cidades de Marizópolis, Sousa, Cajazeiras, São João do Rio do Peixe, Nazarezinho e São José da Lagoa Tapada. Este foi o fruto da audiência pública realizada sábado, 10, na Câmara Municipal de Marizópolis, no Sertão do Estado, e que reuniu prefeitos, vereadores, deputados estaduais e pesquisadores.

A proposta compõe a Carta de Marizópolis, documento formatado a partir das discussões da audiência e que será enviada ao Governo da Paraíba, à Assembleia Legislativa e aos parlamentares da Bancada Federal paraibana.

Clique AQUI e confira o documento!

O jornalista marizopolense Heron Cid, idealizador da audiência, explicou que o objetivo do Fórum será construir iniciativas a partir dos pontos em comum entre esses municípios. “Queremos debater a criação de oportunidades consorciadas, que possam resultar em desenvolvimento integrado e gerar emprego, renda e riqueza para a região”, explicou.

Leia mais: Marizópolis sediará debate sobre o desenvolvimento integrado do Sertão neste sábado

O presidente da Câmara, Osmar Vitalino, conduziu os trabalhos que contou com a exposição do ex-reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Thompson Mariz; do ex-secretário de Planejamento do Estado, Tárcio Pessoa; do reitor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Rangel Júnior; do diretor do Instituto Federal de Educação do campus de Sousa (IFPB), Francisco Cicupira e do ex-secretário do Orçamento Democrático de João Pessoa, Rômulo Oliveira.

O prefeito de Marizópolis, José Lins Braga, também esteve presente, ao lado do prefeito de Nazarezinho, Salvan Mendes, do prefeito de Brejo do Cruz, Francisco Dutra e de secretários municipais de Cajazeiras e Sousa.

A audiência contou com ainda a participação dos presidentes de quatro Frentes Parlamentares da Assembleia Legislativa: Eduardo Carneiro (Empreendedorismo e Desenvolvimento Econômico), Pollyanna Dutra (Semiárido), Lindolfo Pires (Cooperativismo) e Jeová Campos (das Águas), além do deputado Cabo Gilberto.

Leia também:

Duas candidaturas ao Conselho Tutelar são impugnadas em Sousa

Pais pedem R$ 800 mil de indenização ao Hospital Regional de Sousa por morte do filho de 3 anos e revelam nomes de médicos

VÍDEO! De Valdir a Valmir: os 50 anos do Riachão Campestre Clube de Sousa