Mais um caso: mulher de 75 anos está internada em Sousa desde a semana passada com suspeitas de H1N1

Mais um caso de paciente com suspeitas de ter contraído o vírus da Gripe H1N1 está sendo investigado por equipes de saúde pública no Hospital Regional de Sousa (HRS), Sertão do estado.

O Blog do Levi teve acesso, com exclusividade, a informação de que uma mulher de 75 anos de idade, residente na cidade de Coremas, está internada na Unidade de Terapia Intensiva da unidade hospitalar sousense desde a semana passada, ou seja, bem antes do idoso residente no Bairro André Gadelha, em Sousa, ser encaminhado da UPA da Estação para o Regional neste domingo (09).

A informação foi confirmada na noite desta segunda-feira (10) por Allane Martins, chefe do Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar do HRS. “A paciente está em tratamento. Ela estava em Coremas e veio transferida porque foi solicitada uma vaga na nossa UTI”, disse.

Leia mais: Hospital Regional de Sousa promove serviço de hemodiálise para pacientes da UTI

Assistência

Assim como o paciente de Sousa, a idosa de Coremas vem recebendo a devida assistência. Os exames foram coletados e enviados para o Laboratório Central do Estado (LACEN).

Os casos suspeitos também estão sendo acompanhados pelas secretarias de Saúde dos municípios, através do setor de Vigilância em Saúde.

O que é H1N1

A gripe H1N1, ou influenza A, é provocada pelo vírus H1N1, um subtipo do influenzavírus do tipo A. Ele é resultado da combinação de segmentos genéticos do vírus humano da gripe, do vírus da gripe aviária e do vírus da gripe suína (daí o nome pelo qual ficou conhecida inicialmente), que infectaram porcos simultaneamente.

Leia também:

Hospital Regional se pronuncia sobre paciente com suspeitas de H1N1 em Sousa

ÁUDIO! Falta remédio para tratar pacientes vítimas de infarto no Hospital Regional de Sousa, diz CRM. Direção se pronuncia

Idoso é internado em estado grave na UTI do Hospital Regional de Sousa com suspeita de H1N1