Vereadores reclamam da demora das cirurgias eletivas no Hospital Regional de Sousa. Direção explica!

A presidente da Câmara de Vieirópolis, Sertão paraibano, apresentou no último sábado (03), um requerimento que será encaminhado a diretora geral do Hospital Regional de Sousa (HRS), Apoliana Ferreira de Araújo, bem como ao governador João Azevêdo (PSB), solicitando que sejam tomadas as providências quanto ao atendimento hospitalar, principalmente no que que tange a agilidade nos procedimentos cirúrgicos e no atendimento ao público.

Na justificativa do pleito, a vereadora Luzia Andrade de Oliveira alega que são graves as informações dando conta que falta material para cirurgias ortopédicas, do péssimo atendimento por parte de médicos e funcionários da unidade, principalmente no que se refere a realização de cirurgias eletivas.

Leia mais: Vice-prefeita de Vieirópolis comanda “Mulher Mais” e encerramento atrai multidão em praça pública

“A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para a promoção, proteção e recuperação”, disse a parlamentar.

Aprovado por unanimidade

Subscreveram o requerimento, os vereadores Antônio Adelino de Oliveira Neto (Neto de Santa), Evandro Moreira Pamplona (Vando do Riacho), Hélio Reginaldo Dias (Hélio de Moisés), Francisco Emídio de Abrantes (Tico de Neco), Edcarlos Juvenal da Silva, José Eliberto de Abrantes (Eliberto de Dá) e Julimar Gadelha de Andrade (Mazinho).

O que diz o hospital?

Por meio de comunicado ao Blog do Levi, a diretora Apoliana Ferreira disse nesta terça-feira (07) que o Hospital Regional de Sousa atende a pacientes de pelo menos nove municípios que fazem parte da 10ª Região de Saúde. “São cerca de 122 mil habitantes diretamente. Além do mais, somos referências de PPI, ou seja, uma projeção de 36 municípios, totalizando quase 500 mil habitantes”. explicou.

Segundo a gestora, “o HRS realiza cirurgias de urgência e emergência, prioridades do perfil da unidade, e as eletivas que são as que podem ser agendadas e realizadas em pacientes aptos e com condições favoráveis”.

Apoliana ainda destacou cinco procedimentos do paciente para que as cirurgias sejam marcadas:

  • ser encaminhado da sua unidade de saúde para o cirurgião geral;
  • procurar o setor de marcação de cirurgia para o agendamento da triagem com o médico que realizará;
  • providenciar os exames pré-operatórios solicitados durante a consulta;
  • retornar para a segunda consulta onde o mesmo deverá mostrar os exames para verificar alterações para tratar ou o médico tornar apta a realização da cirurgia;
  • aguardar a ligação para a realização.

Em relação as cirurgias de ortopedia, Ferreira pontuou que são necessários placas, parafusos, fios, hastes e outros materiais solicitados pela equipe médica. “Isso demanda certo tempo, pois precisamos solicitar aos fornecedores, de acordo com cada tipo de fratura do paciente”, disse.

Números

A diretora também informou que no mês de abril deste ano foram realizadas:

  • 89 cirurgias gerais;
  • 61 cirurgias de ortopedia;
  • Total: 150 procedimentos cirúrgicos.

Leia também:

Sousa realiza encontro de carros antigos. Modelos de quase um século foram os mais procurados

VÍDEO! O esforço da Operação Calvário e a “conversa cansada” de Ricardo Coutinho

Autor de homicídio em Sousa acaba preso no interior da Bahia

Com informações de Abdias Duque de Abrantes, jornalista, advogado e servidor público