VÍDEO e FOTOS! Realidade em Sousa: interditada há mais de um ano, gruta de São Gonçalo está abandonada pela Prefeitura

Às margens da rodovia estadual PB-384, no distrito de São Gonçalo, município de Sousa, Sertão paraibano, um ponto turístico está completamente abandonado. Ao lado da placa que convida os fiéis à oração tem um aviso de interdição da Defesa Civil.

Assista ao vídeo:

Estamos falando da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, um dos poucos pontos turísticos do distrito. Antes de ser interditado há mais de um ano, o local recebia um grande número de fiéis.

Leia mais: Prefeito de Marizópolis emite nota de pesar à família de jovem executado por suspeitas de latrocínio em São Gonçalo

O antigo zelador Valdemar Quirino (hoje falecido), em depoimento na época anterior a interdição, disse que a gruta recebia fiéis não só da Paraíba, mas também de outros estados do país que vinham em busca de milagresA comunidade cobra que o local seja revitalizado para que continue sendo um templo de oração e penitência. Clique AQUI e relembre reportagem de 2015! 

“É uma realidade que vem chocando todo o acampamento federal de São Gonçalo. Está um caos. Essa gruta pode cair a qualquer momento. Ninguém pode mais subir porque, além de estar interditado, você pode correr o risco de cair a qualquer momento. Aquilo pode tudo desabar, o que é um prejuízo grande para nosso turismo religioso, para Sousa como um todo”, alertou o vereador Cacá Gadelha (PSDB).

Área de risco

O coordenador da Defesa Civil de Sousa, Raimundo Rildo da Silva, e o comandante do 6º Batalhão de Bombeiros Militar, Major Charlton, realizaram uma visita à gruta no mês de fevereiro para fazer um levantamento e um mapeamento dos riscos e a partir daí atualizar o Plano de Contingência.

O planejamento tem como finalidade preparar instituições, profissionais e população para uma resposta efetiva diante de, por exemplo, um desastre natural. Além da gruta, eles visitaram as obras do açude de São Gonçalo, que receberá as águas da transposição do rio São Francisco.

Resposta da Prefeitura

Diário do Sertão falou com o secretário de Infraestrutura de Sousa, Delano Gleydson, que anunciou o início das obras de recuperação da gruta para o segundo semestre deste ano.

Ele disse que os engenheiros já realizaram estudos no local, mas a obra só vai começar quando for concluída a reforma da praça no centro do acampamento federal.

Leia também:

Acometida de câncer: justiça de Sousa manda reintegrar funcionária demitida pela OAB

VÍDEO! Estudantes interditam BR 230 em Sousa contra cortes de verbas das universidades

Vereadores reclamam da demora das cirurgias eletivas no Hospital Regional de Sousa. Direção explica!

Diário do Sertão