Nem oficial, nem original: micaretas chegam ao fim na cidade de Sousa-PB, em 2020

Está decretado o fim das micaretas na cidade de Sousa, Sertão da Paraíba. Mês passado, após uma decisão do Ministério Público e outros órgãos, os eventos com longos percursos de rua estão com os dias contados.

A decisão abre exceção apenas para este ano, porém com percurso reduzido, ou seja, da rua Cônego José Viana ao Jardim Iracema. Até ano passado, os trios elétricos partiam da malha asfáltica central da cidade.

A alegação para tal decisão é a dificuldade da Prefeitura, Energisa, polícias, trânsito, Corpo de Bombeiros e SAMU, em prestar apoio as micaretas. E claro, sem a logística dos órgãos públicos, a iniciativa privada não tem como promover as festas.

O último carnaval fora de época da “Cidade Sorriso” acontecerá nos próximos dias 17, 18 e 19 de maio. É o “Sousa Folia Oficial”, idealizado pelo empresário Luiz Costa de Sousa, há 19 anos.

Esse mercado parece tão lucrativo que em 2018 foram promovidas duas micaretas em decorrência das inconsistências comerciais no ano anterior, onde os empresários-foliões Luiz, Koloral Júnior, Ney Formiga, Bibiu e Alan de Pombal estavam no mesmo barco.

Leia mais: FOTOS! “Bloco Seu Mané” anima sábado de Carnaval em Sousa, Sertão da PB

Agora em 2019, o “Sousa Folia Original”, do vereador Koloral Júnior (PT do B), foi cancelado por motivos de ordem pessoal. Clique AQUI e confira mais informações.

O começo

É bom lembrar que tudo isso começou em 1995 com os blocos “Vão morrer de me achar”, “Os dinossauros”, “Vá-K-H” e “Beijoca”. Daí, surgiu o “Forroval”. Na época, de 28 de abril a 1º de maio, jovens foliões-empresários locais sob a supervisão do experiente campinense “Coalhada’ – já falecido – trouxeram a novidade para a sociedade sousense. Naquele primeiro ano de carnaval fora de época, umas das atrações no trio elétrico foi o cantor e compositor Capilé.

Eram tempos também de Océlio da Serigrafia, Noka do Beijoca, Rodrigo Queiroga, Eilzo Afonso (in memoriam), João Romão Filho, André Gadelha e outros jovens promotores de eventos.

Nunca se tinha visto antes uma juventude irradiante correndo atrás de um trio elétrico pelas ruas de Sousa. A euforia contagiou os anos seguintes. Mas com o acidente fatal de “Coalhada”, aqueles foliões se transformaram em empresários de sucesso e deram sequência as micaretas “Sousa folia” e “Sorrifolia”.

Sousa folia 2005. Fotos: Obeabadosertao

Até que em 2008, um grave acidente causado por descarga elétrica no Trio Barretão matou três jovens que curtiam o show da Banda Cheiro de Amor. Com isso, o evento deu uma pausa e voltou anos depois com carga total. Tão intensa essa carga, que em 2018 foram realizados dois Sousa Folia (Original e Oficial) no mesmo mês.

Depois desse ano, diga que valeu

De 1995 a 2019. Tipo assim: como diz a clássica canção de Chiclete com Banana: então diga que valeu…

Após o dia 19 desse mês, a trilha sonora de despedida certamente será a música de Ricardo Chaves: Acabou, acabou. Acabou, acabou…

Leia também:

VÍDEO e FOTOS! A realidade da Escola Papa Paulo VI em Sousa: “depósito de crianças”

Prefeito de Marizópolis emite nota de pesar à família de jovem executado por suspeitas de latrocínio em São Gonçalo

Câmara de Sousa aumenta valores de contratos com advogados em quase 20%. Contadores faturam mais de R$ 11 mil por mês