Contra a “Reforma de Bolsonaro”, trabalhadores fazem paralisação no Sertão da Paraíba

O Sindicato Servidores Municipais de Bernardino Batista, Sertão paraibano, participou de um ato contra a reforma da Previdência. Intitulado de “Dia Nacional de Luta em Defesa da Previdência Social”. A mobilização percorreu várias ruas da cidade.

Dos nove, apenas três vereadores compareceram ao ato, sendo eles, Allisson Ruy dos Santos Tomé (PSB), Alcineide Egidio de Moura Gomes (PSB) e Sebastião Estrela Batista (Bastim de Albuíno – PSDB).

Leia mais: Operação Mordaça: sindicalista é condenado a 3 anos de reclusão e mais 1 ano de detenção por posse de arma e munição

“Bolsonaro não está atacando tão somente a aposentadoria. A proposta do governo agride também direitos sociais e previdenciários garantidos pela Constituição Federal como o auxílio-doença. E ainda propõe a redução do valor dos benefícios de viúvas e órfãos, que acumulam benefícios e do Benefício de Prestação Continuada (BPC) pago aos idosos e pessoas com deficiência que vivem em situação de extrema pobreza de um salário mínimo [R$ 998,00] para apenas R$ 400,00. Voltaremos a falar de êxodo, de populações na pobreza, aumento da miserabilidade dos idosos e do seu grupo familiar”, afirmou o presidente do sindicato Hilton Paulo Araújo Almeida.

Prefeito quis intervir

Segundo a professora Anastácia Maria Andrade Sousa, a Administração Pública Municipal tentou enfraquecer o movimento enviando ofício ao sindicato comunicando que todo aparato administrativo da Prefeitura funcionaria normalmente neste dia. O prefeito ainda sugeriu que a manifestação fosse realizada no sábado.

Leia mais: ÁUDIO! Luiz Couto quer a PF investigando atentado contra Gervásio Bernardo e pede que autores e mandantes sejam presos 

“O art. 8º da Constituição Federal estabelece que  é livre a associação profissional ou sindical, observado o seguinte: a lei não poderá exigir autorização do Estado para a fundação de sindicato, ressalvado o registro no órgão competente, vedadas ao Poder Público a interferência e a intervenção na organização sindical. A Administração Pública não compete interferir nos atos do sindicato porque fere de morte a Constrição Cidadã e o Estado Democrático de Direito”, ressaltou Anastácia Maria.

Leia também:

Abdias Duque de Abrantes, jornalista, advogado e servidor público