Morre Zé Vieira, sousense que exerceu cargos de vereador, prefeito e deputado no Maranhão

Morreu na tarde desta terça-feira (19) o ex-vereador, ex-prefeito de Bacabal, no Maranhão e ex-deputado federal por aquele estado, José Vieira Lins, conhecido como Zé Vieira. Ele tinha 84 anos e faleceu no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, em decorrência de um câncer. O corpo será velado em Bacabal.

Leia mais: 300 + 101 + 80 = 481. Contratados da Prefeitura de Sousa sendo “preparados” para 2020? 

Zé Vieira começou a carreira política em 1992, quando foi eleito vereador em Bacabal. Em 1996, venceu as eleições para a Prefeitura da cidade, tendo sido reeleito em 2000. O político que construiu carreira no Maranhão nasceu na cidade de Sousa, Sertão da Paraíba, no dia 30 de julho de 1934.

Em 2006, Zé Vieira ficou na suplência para deputado federal, mas assumiu o cargo em 2008. Em 2010, conseguiu ser reeleito. Por fim, em 2016, foi eleito mais uma vez prefeito de Bacabal, mas já entrou na disputa eleitoral condenado por improbidade administrativa e enriquecimento ilícito em julgamento feito pelo Tribunal de Justiça do Maranhão, em 2016, antes da eleição.

Após uma série de decisões judiciais, no dia 5 de janeiro de 2018, a Câmara Municipal de Bacabal determinou o afastamento imediato de Zé Vieira. A decisão foi expedida pelo presidente da casa, Edvan Brandão de Farias. À época, o vice-prefeito de Bacabal, Florêncio Neto (PHS), assumiu a Prefeitura.

Florêncio ficou no cargo de prefeito até uma nova eleição realizada em 2018, quando Edvan Brandão venceu o pleito para os próximos dois anos.

Leia também: Zé de Pedrinho é acusado de assistir jogo do Flamengo com recursos da Prefeitura. “Gastando o dinheiro de todos nós com alguns”, diz Zé Vieira. OUÇA!

G1MA