Falta de gás deixa alunos de escola do Estado sem merenda em Sousa. Falta também energia e sobra mau cheiro de esgoto

Uma escola atuante, é bem verdade. Ano passado mandou estudantes para o Canadá, através do programa Gira Mundo, mas essa semana, diversos problemas têm exposto uma situação de descaso na Escola Normal José de Paiva Gadelha, na cidade de Sousa, Sertão paraibano.

Leia mais: VÍDEO! Alunos de escolas públicas de Sousa farão intercâmbio no Canadá

Dezenas de alunos procuraram o Blog do Levi para relatarem que devido a falta de gás de cozinha, eles ficaram sem a merenda nesta terça-feira (19). Como solução paliativa, a diretora “tirou dinheiro do bolso” e pagou o gás enquanto o Governo do Estado envia, através de uma empresa terceirizada chamada In Saúde, a quantidade necessária para abastecer os botijões.

Ainda sobre a falta de gás, o caso se repete em outras escolas de grande porte, pertencentes ao Governo Estadual na “Cidade Sorriso“.

Falta de energia

Outro problema relatado é a falta da instalação de um transformador para alimentar a rede elétrica que serve à Escola Normal, que funciona ao lado do Centro de Treinamento de Professores e da Gerência de Ensino, acumulando a mesma estrutura.

Devido a isso, os aparelhos de ar-condicionado não podem ser ligados por não suportar a carga. Quando são acionados, falta energia. Há vários dias, os estudantes estão a mercê do calor durante as aulas. Funcionários e professores também são prejudicados.

Detalhe: existe um transformador comprado há cerca de dois anos – foto acima, mas depende de um projeto elétrico para que a empresa Energisa proceda a instalação do novo transformador para alimentar a rede elétrica.

Mais problemas

Até um esgoto a céu aberto ao lado de uma sala de aula existe. “O esgoto da escola está incomodando também o último corredor perto do refeitório”, disse uma aluna que teme ser identificada.

Tomadas quebradas e portas comprometidas também foram relatados e mostrados em fotos enviadas ao blog.

O outro lado

Tanto a diretora da Escola Normal, quanto a gerente da 10ª Gerência de Ensino disseram que os fatos foram comunicados à Secretaria de Educação para que providências sejam tomadas.

Leia também: VÍDEO! Bruna Veras diz que corrupção no Rio de Janeiro é “fichinha” em relação a Operação Calvário. “Ninguém fez nada só”