Agentes de saúde e endemias esperam que piso salarial seja aprovado sem surpresas em Marizópolis, no Sertão da PB

Que os agentes de saúde e de combate a endemias de todo o Brasil tiveram uma grande conquista ano passado com a aprovação do piso nacional, isso é verdade. Mas para que haja a devida implantação é preciso que as Prefeituras editem um projeto de Lei e enviem as Câmaras de Vereadores para que o reajuste seja concedido aos profissionais.

Em Marizópolis, município localizado no Sertão paraibano, os agentes se organizaram, e essa semana, se reuniram com os parlamentares a fim de que o projeto seja votado e aprovado. “A reunião foi muito proveitosa e espero que não haja surpresas, tendo em vista que contamos também com o apoio do Poder Executivo”, disse Edvaneide Quirino, representante do sindicato estadual dos agentes de saúde e endemias.

Leia mais: TCE alerta prefeito de Marizópolis por ultrapassar gastos com pessoal, aplicação mínima do FUNDEB e não recolhimento de INSS 

Com o reajuste aprovado, o salário da categoria que atualmente conta com 16 agentes de saúde e quatro de combate a endemias, passará de R$ 1.014,00 para R$ 1.250,00, conforme o cronograma de 2019. A sessão para apreciação da matéria será realizada nesta sexta-feira (1º), a partir das 18h.

Edvaneide explicou ainda que em Marizópolis, além dos salários, os agentes recebem mensalmente os recursos do PMAQ (Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica) e da insalubridade (calculado sobre o piso), que é de 20% para os agentes de saúde e 40% para os agentes de combate a endemias.

Leia também: Justiça de Sousa manda reintegrar servidora de creche perseguida por prefeito