É HOJE! Fantástico mostra esquema bilionário de propina em que sousense está sendo investigada

Neste domingo (3) o programa Fantástico, da TV Globo, mostra uma ampla reportagem sobre um esquema bilionário de desvio de recursos, em que, entre outras pessoas, a sousense Livânia Maria da Silva Farias, secretária de Administração do Governo do Estado da Paraíba, está sendo investigada pela Operação Calvário.

Segundo fotos reveladas pela investigação, a propina era entregue até em caixas de vinho. Interceptações telefônicas também revelam agentes públicos paraibanos envolvidos na fraude.

Na última sexta-feira (1º), mandados de busca de apreensão foram cumpridos na residência de Livânia Farias e Waldson Souza, secretário de Planejamento, ambos secretários do atual governador João Azevêdo e do ex-governador Ricardo Coutinho. Outra busca foi dada no imóvel da empresária Analuisa de Assis Ramalho.

Segundo a investigação chefiada pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO), os mandados de prisão preventiva são contra o empresário Daniel Gomes da Silva, Michele Louzada Cardoso e Leandro Nunes de Azevedo.

1 bilhão de reais

A reportagem do quadro “Repórter Secreto” vai esmiuçar como funcionava a fraude bilionária da Cruz Vermelha Brasileira, que já recebeu R$ 1 bilhão, para administrar o Hospital de Emergência e Trauma da Capital.

A empresa já foi alvo da Operação Calvário I, com prisão de 11 pessoas, incluindo o diretor nacional Daniel Gomes, e Roberto Kremser Calmon, este último preso em um hotel na praia do Cabo Branco em João Pessoa.

Como funcionava a entrega do dinheiro

Uma sequência de fotos contidas no inquérito mostra Michele Cardoso, uma das investigadas na operação, chegando em um hotel no Rio de Janeiro com uma caixa supostamente de dinheiro. Ela chama o hóspede do hotel, que seria Leandro Nunes de Azevedo, ex-assessor da secretária Livânia Farias, preso nessa sexta (1º) e demitido este mês pelo atual governador. Leandro teria sido nomeado em 2011 pela gestão Ricardo Coutinho.

As imagens revelam que ele desce, cumprimenta Michele e se senta para uma conversa. Depois ela vai embora deixando a caixa. O hóspede paga a conta, pega a caixa e sai.

A descrição do vídeo está no processo de investigação do Ministério Público, que coloca Leandro como o recebedor da caixa.

Com informações de Portal Correio e Marcelo José