Sertão: meteorologista prevê temperatura acima de média para os próximos seis meses

“O semiárido do Nordeste deverá apresentar temperaturas acima da média nos próximos seis meses”. A afirmação é do físico, meteorologista e mestre em meteorologia Rodrigo Cézar Limeira, e se refere aos meses de novembro deste ano a abril de 2019.

Para o estudioso sertanejo, o principal responsável pelo calor acima do normal neste período, será o fenômeno climático e oceânico El Niño que deve se configurar entre dezembro e janeiro na região Central do Oceano Pacífico Equatorial. “Alguns sinais de sua formação já são visíveis, e um deles é a nebulosidade abaixo do normal nesse final de ano em grande parte do interior do Nordeste”, pontuou.

Rodrigo Limeira afirmou também que o fato do Oceano Pacífico Central se apresentar mais quente que o normal, favorece para que um dos ramos descendentes da célula de Circulação de Walker fique sobre o Norte do Nordeste. Segundo ele, esse fator contribui para a atuação de uma alta pressão persistente na região, inibindo a convecção e consequentemente a formação de nuvens durante dias seguidos.

Ciência em Foco