Associação visita prostíbulos e orienta agentes de saúde a cuidarem da saúde das prostitutas de Sousa

Uma equipe da Associação das Prostitutas da Paraíba (APROS) esteve em Sousa, no Sertão paraibano, nesta quinta-feira (8) onde manteve um encontro com agentes de saúde do Município e realizou visitas em alguns prostíbulos da cidade.

De acordo com a coordenadora da APROS, Luza Maria, foram desenvolvidas ações que envolvem oficinas, palestras, rodas de conversa, apresentações teatrais e teste rápido para HIV via fluido oral (financiado pelo Governo Federal).

A coordenadora explicou que a associação veio promover saúde para as profissionais do sexo, sensibilizar os agentes de saúde no sentido de orientá-las quanto as infecções sexualmente transmissíveis e a população como um todo, para que elas tenham mais acesso à saúde e qualidade de vida.

“Os ACS (agentes comunitários de saúde) são parceiros no que diz respeito à encaminhá-las até as Unidades Básicas para atendimento pelos profissionais da rede SUS, ofertando os serviços de saúde disponíveis, bem como incluí-las nesses serviços sem preconceito ou julgamentos”, disse Luza Maria.

Em Sousa foram promovidas duas visitas em pontos diferentes, onde no primeiro foi realizada uma roda de conversa entre as profissionais. No segundo (Casa de Drinks Lua Nua) foi ofertado o teste rápido para HIV e o PSF realizou os testes rápidos para Sífilis, Hepatite B e C, como também vacinas para Hepatite B e verificação de pressão arterial.

Associação das Prostitutas da Paraíba (APROS), desenvolve há 17 anos várias ações de prevenção às IST’s, HIV/AIDS e Hepatites virais junto ao público de prostitutas na Paraíba em cidades como João Pessoa, Mamanguape, Sapé, Itabaiana, Mari, Patos, Pombal, Sousa e Cajazeiras.