Secretário sousense tenta liberação de recursos para viabilizar projetos do setor da pesca na Paraíba

Com o objetivo de ampliar políticas públicas e levar mais informações aos pescadores e ao setor produtivo da pesca e aquicultura no Estado, o secretário executivo da Agropecuária e da Pesca, o sousense Jerônimo Júnior, participou, nessa quarta-feira (24), de uma reunião com o secretário Especial da Aquicultura e da Pesca da Presidência da República, Dayvson Franklin de Souza, em Brasília, a fim de buscar incentivos para impulsionar projetos e programas junto à cadeia produtiva da pesca na Paraíba.

Um dos assuntos na pauta da reunião foi a garantia do Seguro Defeso aos pescadores. “A Paraíba possui 28,5 mil pescadores, desses 21 mil estão aptos no cadastro para receber o Seguro. Eles contam com o auxílio durante o período em que são obrigados a paralisar suas atividades”, explicou.

Jerônimo Júnior disse que o secretário Dayvson Franklin se comprometeu a enviar recursos para que os projetos em andamento no estado sejam tocados. Na ocasião, o secretário também pleiteou dois caminhões frigoríficos para realizar feiras itinerantes nos municípios com peixes a preços acessíveis para a população.

“Com essas demandas atendidas pela Secretaria, nós vamos contribuir aqui no estado com o aumento do consumo de peixes, que é inclusive o fator mundial. As pessoas precisam consumir peixes. O brasileiro consome 9,5 kg de peixes por ano. É pouco. A recomendação da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) é de 12 kg/hab/ano, porém a média mundial é superior a 20 kg/hab/ano”, comentou.

Segundo ele, para impulsionar o consumo na Paraíba, a meta é aumentar a demanda interna e viabilizar junto aos pecadores a aquaponia, que é a criação de peixes em conjunto com pequenas plantações. “Isso tudo faz girar a cadeia produtiva e, para isso, pretendemos realizar ações para sensibilizar e engajar os vários agentes da cadeia produtiva, principalmente com os produtores. Vamos em busca de abertura para que os pescadores vendam sua produção para redes de restaurantes, indústrias, varejistas, enfim,  nós estamos focados e prontos para realizar ações nesse sentido”, ressaltou.

Jerônimo Júnior informou ainda que serão lançadas campanhas, palestras, cursos sobre a importância de consumir peixes por se tratar de um alimento rico e extremamente saudável. “Todas essas ações fazem parte de um conjunto de políticas públicas da Secretaria Executiva da Pesca”, afirmou.

Também participaram da reunião o deputado federal Hugo Mota e representantes da Subsecretaria de Agricultura Familiar e Subsecretaria de Desenvolvimento Territorial.

Secom PB