Com 25 anos de prática jurídica, advogado recebe título de cidadão de Câmara da região de Sousa

Nesta sexta-feira (12) a Câmara de Vereadores de Marizópolis, município localizado na região de Sousa, no Sertão paraibano, votou, aprovou e entregou um título de cidadão marizopolense ao advogado José Lopes Beserra. Os trabalhos foram presididos pelo vereador Derval Olímpio da Silva (REDE).

A homenagem partiu do vereador José Francisco de Abreu (Deuzinho – PSDB) e foi aprovada por unanimidade no plenário da Casa Legislativa Antônio Marques da Silva Mariz, que estava lotada de familiares, amigos, advogados e demais membros da sociedade de Marizópolis, Sousa e região.

Em sua propositura, Deuzinho justificou que Dr. José Lopes está completando 25 anos de advocacia com ética, competência e serenidade. “Não deixou a profissão nem mesmo após ser acometido por problemas de saúde. Mostrou ser um homem de fé e exemplo de resiliência ao ir a audiências, ainda com problemas de locomoção, mostrando que as limitações físicas não são motivos que possam parar um advogado que ainda tem muito a contribuir com seu conhecimento”, pontuou.

Dr. José Lopes, como é conhecido na região, se formou em 1992 e no ano seguinte passou a exercer a profissão de advogado, vindo depois, se especializar no direito trabalhista. Ao longo deste tempo, trabalhou em inúmeros processos na Paraíba e estados vizinhos, nos âmbitos da justiça federal, estadual e trabalhista, defendendo interesses de pessoas físicas e jurídicas, públicas e privadas.

Em Marizópolis, se tornou o primeiro procurador jurídico da Prefeitura por vários anos, tendo inclusive sido o responsável pela elaboração da Lei Orgânica do Município.

De 1997 a 2016 atuou como assessor jurídico da Câmara de Vereadores, onde cumpriu um papel importante na elaboração de leis e assessoramento jurídico aos parlamentares.

Sala de aula

Anteriormente ao exercício da prática jurídica, aos 18 anos de idade, José Lopes Beserra trabalhou na CAMISG (Cooperativa Mista dos Irrigantes de São Gonçalo), chegando também a ocupar os cargos de chefe de armazém e gerente da unidade.

Em 1979, concluiu o ensino médio na Escola Papa Paulo VI (Colégio Macedo) na cidade de Sousa e anos depois, se tornou professor de matemática na referida instituição de ensino. Além disso, lecionou geografia e matemática na Escola Estevam Marinho, no distrito de São Gonçalo.

O homenageado é natural de Sousa, nasceu em 31 de Outubro de 1957, filho de Antônio Lopes Beserra e Francinete Maria Beserra, tem 10 irmãos, casado com Maria Ilza Calado Bezerra desde 1977, pai de três filhos (José Ilson, Janailza e Kleber) e avô de oito netos.

Confira documentos:

Título de cidadão marizopolense

Justificativa do vereador Deuzinho – página 1

Justificativa do vereador Deuzinho – página 2

Homenagem a José Lopes Beserra

Pessoas especiais merecem homenagem todos os dias, para que consigam receber de volta toda a energia que emanam. Nada mais justo que uma solenidade onde pessoas que te admiram se reúnam em prol de externar aquilo que você é para nós.

Venho em nome de toda a família dizer que a sua garra, determinação, coragem e vontade de viver nos fortalece, nos faz ver a vida com um olhar mais valoroso e grato por termos ganhado o dom da vida.

Todos nós sabemos o quanto você deu e ainda dá o melhor de si em tudo que pode e em tudo que faz, prova disso é o reconhecimento que lhe é dado por todos aqueles que tem a honra de conviver ou conversar com a sua pessoa; sabemos também que o profissional que és, é um reflexo de toda sua sabedoria interior, que tens o desejo de aprender e, ainda que não seja de uma forma tão explícita, queres passar o teu conhecimento à outras pessoas.

Saiba que és muito querido por todos nós e que te queremos sempre por perto. Temos a plena certeza que Deus também te quer aqui, juntinho de nós, porque apesar de todos os empecilhos que surgiram e ainda surgem, a cada manhã, Deus renova as suas forças e a sua saúde, te concedendo a oportunidade de enxergar tudo renovado, revigorado.

Nós conseguimos tirar lições da sua vida diariamente, ainda que não seja usado o recurso da palavra… suas preocupações implícitas com seus filhos, sua mania de querer tudo certinho nos ensina a ter compromisso e responsabilidade com o que é nosso.

Agradecemos por te ter por perto e por Deus nos dar a chance de expressar tudo isso aqui, nesta data que ficará marcada em nossos corações. Lembre-se sempre que o que fazemos neste mundo fica sempre guardado na memória de quem convive conosco, e que só deixamos aqui o que fazemos de bom e construtivo pra o próximo. Sem dúvidas, estás cumprindo seu papel da forma que lhe convém, do jeito que tem que ser.

Continue perseverando e sendo forte, pois Deus te sustenta lá de cima e nós aproveitamos sua companhia daqui.

Te amamos!

De toda a sua família.

Texto escrito pelas netas Maria Emília Calado Dantas e Ana Julia Lopes Dantas