VÍDEO! Alunos de escolas públicas de Sousa farão intercâmbio no Canadá

João, José, Lucas e Myrele estão arrumando as malas para irem ao Canadá neste final de semana. Passeio? Só que não! Eles são alunos da rede pública da cidade de Sousa e integram um programa de intercâmbio estudantil chamado “Gira Mundo”.

Implantado pelo Governo do Estado, a ideia objetiva proporcionar aos estudantes da segunda série do ensino médio, o desenvolvimento linguístico e a interação com novas culturas e métodos de ensino.

Em Sousa, no Sertão paraibano, após três etapas, oito alunos foram classificados para participarem da experiência em Portugal, Espanha, Argentina e Canadá. No país da América do Norte estarão João Victor dos Santos Dantas, Lucas Antônio Gonçalves de Abrantes e Myrele Raquel Ferreira Rodrigues, estudantes da Escola Mestre Júlio Sarmento, bem como José Lucas de Oliveira Sousa, aluno da Escola Normal José de Paiva Gadelha.

A família também tem um papel fundamental no projeto, pois além da distância, há a preocupação com a alimentação, fuso horário, costumes, idioma e o fato de estarem convivendo com pessoas, até então, desconhecidas.

“Acreditamos que o aprendizado supera tudo isso”, disseram Geralda Rodrigues e Maria do Desterro, mães de Myrele e José Lucas, respectivamente, que acompanharam os filhos durante participação no programa radiofônico Cidade Notícia, da Líder FM, nesta quinta-feira (13).

Monitores

Ao Blog do Levi, a coordenadora do Gira Mundo em Sousa explicou que, ao retornarem da viagem, eles repassarão todo aprendizado dentro da escola onde estudam, tendo a oportunidade de atuarem como monitores em sala de aula.

Aline Trajano enalteceu o apoio da equipe que faz parte da 10ª Gerência de Educação. “E nós temos o apoio de todos para que todos os programas, para que tudo funcione corretamente. A união faz a força”, destacou.

Assista ao vídeo