IDEB: Sousa fica abaixo da nota de 2015 nas series iniciais do Ensino Fundamental

A nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), atribuída as series iniciais (1º ao 5º ano) do ensino fundamental das escolas públicas do município de Sousa, ficou abaixo em relação ao ano de 2015. De acordo com os dados divulgados essa semana pelo Ministério da Educação, a nota de Sousa ficou em 5,1 em 2017, contra 5,2 do ano de 2015. Mesmo assim, o índice está acima da meta de 4,6 estipulada pelo Ministério da Educação.

Outros municípios da região de Sousa tiveram nota inferior à meta. São os casos de Marizópolis, Lastro, Aparecida e Veirópolis. Por outro lado, as notas atribuídas as cidades de Nazarezinho, São Francisco, Santa Cruz e São José da Lagoa Tapada superaram a meta para 2017.

Ainda de acordo com os dados do MEC, Santa Cruz atingiu a melhor nota de toda região: 6,2. Vale salientar que Vieirópolis não participou do IDEB em 2015.

1º ao 9º ano

Em relação as series finais do ensino fundamental, as escolas municipais de Sousa não atingiram a meta de 2017, ficando com nota 4,1, contudo acima de 2015 quando obteve 4,0.

Os municípios de Marizópolis, Lastro, Aparecida, Nazarezinho, São Francisco e Santa Cruz igualmente não superaram a meta de 2017. Em outro ângulo, São José da Lagoa Tapada melhorou e Vieirópolis igualou aos números de 2017.

O que é o IDEB?

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações.

O cálculo é feito a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho nas avaliações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), o Sistema de Avaliação da Educação Básicia (SAEB) – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios.