VÍDEO: Marcondes Gadelha defende reforma política e mudança do sistema de governo

O deputado federal Marcondes Gadelha (PSC-PB) usou a tribuna da Câmara dos Deputados na última semana para alertar sobre a necessidade de realização da Reforma Política e da revisão do sistema de governo vigente no País.

“Este sistema dito proporcional, que só conseguiu prosperar em países da América Latina ou em outras nações do Terceiro Mundo é, na verdade, a fonte de toda a corrupção”, disse.

Marcondes explica que atual sistema desfavorece uma parcela de candidatos. “Esse sistema anula os valores espirituais mais fortes de que um candidato pode ser portador, em favor da sua conta bancária, em favor do volume pecuniário que possa agregar ao processo eleitoral, numa aquisição espúria de corações e de mentes, subvertendo a essência e a natureza de todo o processo democrático”, explica.

O parlamentar sousense disse também que outro elemento fundamental sobre o qual a Câmara dos Deputados deveria se debruçar imediatamente após estas eleições seria a mudança do sistema de governo.

“Precisamos sair deste presidencialismo imperial em que vivemos, dotado de absoluta concentração de forças, de poderes, de recursos, de atribuições e de determinações que, em última análise, são uma fonte permanente e contínua de corrupção, sem falar, é claro, nas distorções do sistema democrático que temos observado ao longo de toda a cadeia de sucessões presidenciais neste País”, finaliza Gadelha.

Assista ao vídeo: