VÍDEO! Bispo da Diocese de Cajazeiras fala sobre transferências, padres na política, santuário de Frei Damião e festa dos Remédios

Durante peregrinação de Nossa Senhora da Piedade na igreja de Santo Antônio de Lisboa no bairro de Tambaú em João Pessoa no último sábado (18), o bispo Francisco de Sales, da Diocese de Cajazeiras recebeu a reportagem do Blog do Levi e da TV Diário do Sertão.

Na oportunidade, a conversa abordou temas como a participação de padres na política, a programação das festividades da padroeira Nossa Senhora dos Remédios em Sousa, o projeto de construção do santuário de Frei Damião, também na “Cidade Sorriso” e as recentes transferências de vigários em várias paróquias pertencentes à Diocese.

Mudanças de padres

Dom Francisco explicou que os últimos padres transferidos fazem parte da conclusão do segundo ciclo da Diocese e um processo natural que ocorre a cada seis anos.

O religioso ainda comentou a resistência de alguns moradores que lamentam a saída do padre para outra paróquia. “É bonito ver quando a comunidade vai se despedir do seu pároco com saudade e com alegria, triste é quando a comunidade está aliviada quando o sacerdote vai para outro espaço”.

Padroeira de Sousa

A cargo do padre Janduí, a festa de Nossa Senhora dos Remédios terá celebrações e procissões e a participação do bispo diocesano no dia 8 de setembro.

Santuário de Frei Damião

A respeito do Santuário de Frei Damião na cidade de Sousa, dom Francisco de Sales falou que o projeto está em fase de execução e posteriormente uma conta bancária será anunciada para doações.

Ele confirmou que o projeto inicial da Prefeitura não foi aproveitado e a Igreja elaborou um novo que se adéqua as normas diocesanas. “Nós pensamos de fato no projeto de um santuário que tende a ser um espaço muito dinâmico a ser integrado também na cidade de Sousa como um polo turístico sobretudo para o turismo religioso”, completou.

Padres na politica

“Padre foi feito para ser padre”. Nesse tom, o bispo Francisco se referiu a inserção de sacerdotes que disputam e exercem mandatos políticos. Segundo o chefe da Diocese, uma vez o padre fazendo parte da política partidária está dividindo a comunidade.

“Mais uma vez eu repito: padre quando se ordena, se prepara, a gente supõe que a sua vocação seja para ser sacerdote. A política a gente deixa para cristãos corajosos leigos e engajados na vida da sociedade”. Finalizou.

Imagens: Petson Santos