Lindolfo Pires, Renato Gadelha e Zé Célio são os nomes para representar Sousa na Assembleia Legislativa

O município de Sousa terá três pré-candidatos a deputado estadual disputando as eleições de outubro deste ano. São eles: os atuais parlamentares Lindolfo Pires Neto (Podemos) e Renato Benevides Gadelha (PSC) e o médico José Célio de Figueiredo (PPS).

Lindolfo Pires está no sexto mandato de deputado e este ano entra na disputa em busca de vencer pela sétima vez. Ele foi secretário de Turismo do Estado por mais de três anos no Governo de Ricardo Coutinho (PSB), mantém alianças em várias cidades paraibanas, mas seu principal reduto eleitoral é a região de Sousa.

Nas eleições de 2014, o governista conseguiu 33.717 votos. Pires também é aliado do prefeito de Sousa, Fábio Tyrone (PSB).

O oposicionista Renato Gadelha (PSC) está cumprindo o primeiro mandato de deputado e este ano luta para chegar ao segundo mandato. Possui no curriculum o cargo de secretário de Infraestrutura na terceira gestão do então governador José Maranhão (MDB). Renato que é médico tem o apoio do também primo, o ex-prefeito André Gadelha (MDB), do irmão, atual deputado federal Marcondes Gadelha e do sobrinho Leonardo que disputa uma vaga na Câmara dos Deputados. Seu maior reduto também é na cidade de Sousa.

Nas eleições de 2014, Gadelha conseguiu 26.594 votos.

Já o médico José Célio até agora não alcançou nenhum mandado eletivo no parlamento paraibano. Autointitulado como candidato de faixa própria nestas eleições, disputou a Prefeitura de Sousa em 2004, mas não obteve êxito. Foi vice-prefeito de André Gadelha e secretário Municipal de Saúde da mesma gestão. Com 35 anos de serviços prestados na medicina, Zé Célio vai em busca de conquistar sua primeira vitória nas urnas.

Em eleições municipais, Figueiredo esteve no palanque de Fábio Tyrone por duas campanhas e uma apoiando André Gadelha.

Evolução do eleitorado

Para o pleito de 2018, de acordo com a estatística da evolução do eleitorado divulgada pelo TSE, Sousa conta com 44.885 eleitores, todos cadastrados biometricamente desde as últimas eleições municipais que teve 43.564 eleitores aptos ao voto.

O maior colégio eleitoral da ‘Cidade Sorriso’ é o antigo campus da UFCG (Faculdade), que funciona na rua Sinfrônio Nazaré, no Centro.

Com informações de Diário do Sertão