Em audiência com ministro, Marcondes Gadelha cobra agilidade na Transposição e leva demanda de colonos de São Gonçalo

As obras de transposição das águas do rio São Francisco na Paraíba serão concluídas agora no segundo semestre. Foi o que garantiu o Ministro da Integração Nacional, Antônio de Pádua, durante audiência em que recebeu o deputado federal Marcondes Gadelha (PSC/PB), nesta quarta-feira (11), em seu gabinete, em Brasília.

O deputado paraibano questionou sobre os prazos da conclusão das obras da transposição. O ministro Pádua assegurou que “a partir do dia 21 de agosto já estará apto para inaugurar a última estação elevatória, que fica em Salgueiro. E em setembro as águas atingirão os reservatórios do canal até chegar à cidade de São José de Piranhas, no Açude da Barragem de Boqueirão/ Engenheiro Ávidos, até o final do ano. E será o tempo de encher para que seja trabalhada a distribuição nas águas nos eixos acessórios”.

Pleito de colonos
Durante a audiência o deputado paraibano entregou nas mãos do ministro o ofício com o pedido dos colonos de São Gonçalo e da Câmara de Vereadores de Sousa.

“Solicitei ao ministro a liberação das águas da Barragem de Boa Vista, em São José de Piranhas, para o açude de Boqueirão/ Engenheiro Ávidos, em Cajazeiras; e do açude de Boqueirão para o açude de São Gonçalo, em Sousa”, explicou Gadelha, que disse ainda que “este açude abastece os municípios de Sousa e Marizópolis, e que os agricultores que plantaram ao longo do Perímetro Irrigado de São Gonçalo e agora estão na iminência de perda de suas lavouras, principalmente coco e banana”.

Paraíba Rádio Blog